Sunday, June 23, 2013

O Que Querem os Manifestantes no Brasil - 23/06/2013

Hoje meu comentário será um pouco diferente. Vou abrir meu coração a vocês. Acredito que como eu, todos os brasileiros e brasileiras que moram aqui em NY, no resto dos Estados Unidos e provavelmente no resto do mundo, nesta semana voltaram sua atenção para os protestos no Brasil. Acho que não há alguém que não tenha ficado emocionado com esta mobilização que explodiu em mais de 100 cidades e não esteja acompanhando o noticiário a cada segundo.

O denominador comum em cada uma delas foi a palavra “basta”. Basta à corrupção, basta ao favoritismo, basta à criação de leis para proteger os que estão no poder, basta à carta-branca aos que se apoderaram dos fundos públicos para enriquecerem.

Há 26 anos atrás eu também dei o basta e decidi sair do Brasil. Não foi fácil começar a vida em outro país, refazer a faculdade, aprender uma nova língua e mentalidade. Milhares de brasileiros que vivem aqui passaram pelo mesmo e por mais bem-sucedidos que sejam, não há um só que eu conheça que não voltaria para nossa pátria em um minuto se o Brasil oferecesse um mínimo de segurança, educação e saúde.

O Brasil está acordando para os bilhões de dólares de dinheiro do contribuinte sendo mal-gastos mas a irritação não é só com este governo. É com o Estado como um todo. Ninguém acredita que a oposição seria melhor no poder. No Brasil falta transparência e os que entram na política não o fazem para trabalhar para o povo, mas para que o povo trabalhe para eles.

Se a coisa continuar assim, estes jovens manifestantes terão muito mais com o que ficar frustrados quando se formarem. Primeiro terão que se acostumar com a burocracia e os entraves. Há mil e uma exigências para se abrir um negócio. Tenho um cliente brasileiro que desistiu de abrir sua empresa no Brasil porque ficou mais de 2 anos esperando o RADAR, a licença para exportar. E exportar é bom para o Brasil.

Ele então decidiu gerar empregos aqui. Abriu a empresa em 5 minutos usando o endereço do apartamento que alugou e em poucos meses já estava operando a todo vapor. Hoje ele tem 6 empregados e não pensa em voltar ao Brasil.

Depois vêm os impostos. Qualquer negócio, seja uma empresa, uma indústria ou um prestador de serviços tem que ter um time de contadores e auditores. De acordo com o portal tributário, o Brasil tem 89 impostos diferentes, muitos deles calculados em cima de outros impostos.

E para aqueles que conseguiram vencer os obstáculos, se quiserem expandir suas vendas para outros estados, se verão frente a frente com a substituição tributária, filhote do Sr. José Serra. Por ela o empresário é obrigado a pagar antecipadamente o imposto devido pelo cliente no outro estado. Se o empresário receber do cliente ou não, o estado não se importa pois já recebeu o dele.

Isto tudo sem falar do Judiciário que não se move. Sempre há um apelo, um agravo, um entrave para que a justiça não seja feita e assim proteger o estado e seus comparsas. São décadas para resolver qualquer ação.

O Brasil tinha tudo para ser a maior potência da terra. Não há desastres naturais, a terra é fértil e tem ilimitados recursos da natureza. É uma vergonha que haja pessoas que passem fome. Mas com todos os impostos e estes recursos, milhões no país ainda vivem em absoluta pobreza.

A mídia está dizendo que o movimento no Brasil não tem direção, ou reivindicações precisas e fazem comparações rotineiras com a primavera árabe. O Brasil está muito além da primavera árabe. Os árabes estão hoje aonde estávamos nas Diretas Já.

Quanto às reivindicações, elas são precisas: o povo quer o fim da corrupção e da mal-versação do dinheiro público. Como faze-lo é outra coisa. 

Aqui nos Estados Unidos por exemplo, para alguém concorrer a cargo público, tem que abrir sua vida privada e financeira. As declarações de renda do presidente Obama e vice-presidente Biden estão postadas no site da Casa Branca. Ninguém com ficha criminal ou que não tiver as necessárias qualificações assume o cargo. Além disso, há departamentos em cada repartição para vigiar o que acontece, desde a polícia até os ministérios.

Nos EUA temos transporte, saúde, educação e segurança.

Nenhum sistema é a prova de falhas como vimos recentemente com os escândalos da administração Obama, mas em nenhum destes escândalos foi a população abandonada ou alguém enriqueceu de modo crasso como ocorre no Brasil como estes deputados.

Qual é o brasileiro que não estaria contente com um salário de R$17 mil por mês e mais ajuda residência, ajuda transporte, telefone, e a possibilidade de contratar parentes e amigos? Isso sem falar na ajuda Copa para que os nobres assistam aos jogos no ano que vem.

Enquanto isso, por alguma razão não sabida, a FIFA conseguiu isenção de impostos que deveria pagar ao Brasil pelo lucro obtido na Copa. 559 milhões de reais!! Quantas camas de hospitais, escolas, creches ou moradias poderiam ser construidas com este dinheiro? 

Alguém ouviu a voz de um só político condenando esta isenção ou todas as outras mordomias? A única coisa que vi que políticos disseram foi que seria “preciso refletir sobre as manifestações”. O que isso quer dizer???


Só espero que este movimento continue de modo positivo e com uma mensagem clara: o governante que não fizer seu trabalho será despedido. Os que usarem os cofres públicos para seu proveito serão presos. Os brasileiros acordaram para o fato de que são os donos da taverna e os políticos foram colocados lá para trabalharem para eles e não o inverso. É isso o que desejo para o Brasil, de todo o coração. 


No comments:

Post a Comment