Wednesday, May 25, 2011

Os Discursos de Obama

O presidente Americano Barack Obama fez dois grandes discursos sobre sua política no Oriente Médio em rápida sucessão: um no dia 19 de maio e outro, 3 dias depois, no dia 22. Apesar dele ter discutido várias situações em curso do que ele chama “Primavera Árabe”, o que mais recebeu atenção da mídia, foi claramente o impasse das negociações entre Israel e os palestinos. Analistas e politicos especializados no conflito e preocupados com o futuro do único país democrático da região, têm criticado Obama e vêem que Israel está em grande perigo. O ex-porta-voz do Congresso chamou o discurso “um desastre” dizendo que Obama está de fato pedindo que Israel comita suicidio.


Esta é a Terceira vez que Obama chama Israel para a briga de forma gratuita e não provocada. Uma vez foi quando a secretária de estado Hillary Clinton exigiu que Israel proibisse judeus de construir em Jerusalem e no outro quando o vice-presidente Joe Biden condenou publicamente Israel por faze-lo enquanto ele visitava o país.

Nos 3 casos, a briga foi provocada pela exigência americana, não palestina, de que judeus fossem proibidos de construir em Jerusalem e que as linhas de cessar-fogo de 1948 se tornassem as fronteiras definitivas entre os dois estados. Além disso, Obama havia trazido o primeiro ministro de Israel como se ele fosse um pária, sem fotos, sem jantares, sem nada, insultando o único aliado americano na região.

Assim que Obama colocou que esta era a vontade americana, os Palestinos endureceram suas posições. Os israelenses se retiraram obviamente ofendidos e sem qualquer inclinação para concessões e os palestinos adicionaram estas exigências às outras que já tinham de Israel.

Quando Obama se deu conta do erro que fez – que Israel está mais apto a concessões quando a relação com Washington é forte e quando os palestinos são pressionados e não bajulados – ele voltou atrás e convidou Netanyahu como se deve dando tapinhas nas costas como se nada tivesse acontecido.

Agora Obama mais uma vez errou e com certeza vai trilhar o caminho dos arrependidos de novo. O discurso de Bibi ontem foi especialmente convincente e ele pode mostrar seu desagrado o quanto quiser mas não terá escolha a não ser ficar do lado de Israel em setembro quando os palestinos vão pedir o voto de criação de seu estado nas Nações Unidas.

Obama prometeu muito em sua campanha: que iria resolver o conflito entre árabes e israelenses, que iria retirar as tropas americanas do Iraque e do Afganistão, que iria fechar a prisão de Guantanamo Bay, que iria resolver o desemprego. Nada disso ele conseguiu fazer e ainda envolveu os Estados Unidos na guerra na Líbia. Se ele prosseguir pressionando Israel a fazer mais concessões penosas e contraprodutivas que só irão levar à mais guerras e intifadas na região e com seus antigos fans já abandonando seu lado devido às outras promessas não cumpridas, Obama está estragando qualquer chance de ser reeleito.

No comments:

Post a Comment