Tuesday, February 18, 2014

Abbas Nunca Assinará um Acordo de Paz - 16/02/2014

De acordo com o Secretário de Estado americano John Kerry, seu objetivo nestas energéticas negociações de paz entre Israel e os palestinos, é “implementar a solução de dois estados, isto é, estabelecer um estado palestino independente e soberano, que viva em paz com seu vizinho Israel”.

O que está faltando nesta definição é a palavra “democrático”. Um estado palestino democrático, independente e soberano. E porque isso é importante?

Na época de Bill Clinton, a administração americana trabalhou incessantemente para dar um estado a Yasser Arafat, um terrorista, ladrão e assassino do embaixador americano no Sudão Cleo Noel, Jr. em 1973. Apesar disso Arafat foi a pessoa mais convidada na Casa Branca nos oito anos da presidência Clinton.

Esta política mudou com George Bush e os ataques de 11 de setembro de 2001. Bush começou a se preocupar não só com as fronteiras do que seria a futura Palestina mas com o tipo de governo que estaria dentro destas fronteiras. Bush disse que não apoiaria a criação de mais uma ditadura, mais uma cleptocracia ou mais um refúgio de terroristas.

Hoje, parece que voltamos aos tempos de Clinton e Arafat em que não há qualquer preocupação sobre o que realmente acontece dentro desta Palestina. Senão vejamos:

O relatório da Comissão Palestina Independente de Direitos Humanos emitido em Janeiro deste ano descreve “que casos de tortura e maus- tratos de detentos aumentaram”. Só neste mês a Comissão recebeu 56 reclamações. Outras incluem apreensões e encarcerações arbitrárias, expropriações por agentes de segurança sem ordem judicial, violações do direito de expressão, de imprensa, de congregação pacífica, da liberdade acadêmica além de agressões contra pessoas e propriedades privadas e públicas por representantes do governo palestino.

Tudo isso num só mês e de uma só organização. Há outros relatórios. O Comitê para a Proteção de Jornalistas, por exemplo, notou que “apesar das imensas diferenças com o governo de Israel, a Fatah e o Hamas tiveram uma similaridade em 2013: uma ação consistente e preocupante em silenciar jornalistas que reportam perspectivas dissonantes.”

A Human Rights Watch, uma organização notadamente anti-Israel reportou que “os serviços de segurança da Autoridade Palestina agrediram manifestantes pacíficos e arbitrariamente detiveram e ameaçaram jornalistas. Alegações críveis de tortura cometidas pelos serviços de segurança da Autoridade Palestina persistem”.

E há outras dezenas de exemplos. A corrupção na Autoridade Palestina não começou com Abbas mas sem dúvida explodiu desde a saída do Primeiro-ministro Salam Fayyad. Em outubro do ano passado, o Sunday Times de Londres publicou um relatório da Corte Européia de Auditores denunciando a perda de “bilhões de euros em ajuda européia aos palestinos ao mal-uso, desperdício e corrupção. Mas não é surpresa.

Arafat desviou bilhões de dólares e desperdiçou o que não foi desviado pagando seus comparsas em vez de investir na criação da Palestina. Suas extorsões, pagamentos de propinas, tráfico ilegal de armas, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e fraude eram conhecidos por anos e estão detalhados num relatório da Inteligência Britânica de 1993. A revista Forbes o nomeou um dos líderes mais ricos do mundo. Salam Fayyad, quando era seu ministro das finanças, disse que pelo menos 900 milhões de dólares em ajuda americana e européia haviam sumido das contas controladas por Arafat.

Mas ainda hoje é quase impossível convencer os maiores veículos de mídia a reportarem sobre a corrupção de Arafat ou da Autoridade Palestina. Ao contrário. Quando Arafat morreu, o então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, tremendo de emoção, anunciou aquele como um “dia grave para o mundo” e ordenou que a bandeira da ONU fosse hasteada a meio mastro apesar da ONU jamais ter honrado qualquer líder morto desta forma.

E Abbas não é melhor. Além de se manter no poder sem eleições desde Janeiro de 2009 quando seu termo como presidente acabou, em 2012, o conselheiro financeiro de Arafat, Mohammed Rashid, acusou Abbas de ter desviado pelo menos 100 milhões de dólares para seu bolso.

Então, a questão se repete: É importante ou ficamos indiferentes sobre o que acontece dentro das fronteiras desta Palestina que Kerry quer criar? O objetivo real aqui é ignorar a conduta de Abbas e dar a ele um estado sem qualquer cobrança ou devemos exigir um estado livre de corrupção e que funciona dentro da lei?

Os objetivos palestinos obviamente não mudaram desde a criação da OLP em 1964. Nesta semana circulou um vídeo mostrando Abbas Zaki, um membro do Comitê Central da Fatah e ex-embaixador palestino no Líbano, dizendo que o objetivo de destruir de Israel se concretizará em fases e que eles têm que aceitar um acordo como um passo a mais para alcançarem este objetivo. Recebi o link de diversas pessoas escandalizadas com o vídeo. Porque o escândalo?? O mesmo Zaki está no Youtube desde 2009 repetindo a mesma coisa na Al-Jazeera e na televisão libanesa. Em 2010 ele chorou a morte do planejador do massacre de Munique dizendo que “Abu Daoud ficará para todas as futuras gerações como o ideal palestino”.

Pergunto: como é que líderes como Zaki e Abbas podem contribuir para a criação de um estado decente, pacífico e democrático? Como pode a América, a Europa e a mídia mundial continuarem a ficar indiferentes com a conduta desta liderança palestina e a premiarem com um estado?

Kerry e outros membros do governo americano falam frequentemente sobre as negociações de paz e seus objetivos, mas não lembro de uma só vez alguém ter levantado uma discussão honesta sobre o problema da corrupção e falta de lei e ordem na Autoridade Palestina.

O Departamento de Estado americano emite declaração após declaração sobre as atividades israelenses dos assentamentos, de permissões para construções futuras e reportam cada tijolo colocado. A Europa boicota todos os produtos vindos de companhias judias da Judéia e Samária mesmo que estas companhias empreguem centenas de palestinos. A mídia demoniza os israelenses das comunidades além da linha verde. Mas todos eles ignoram a corrupção, falta de lei e de direitos na Autoridade Palestina.

E depois temos uma realidade mais acusadora: Abbas nunca assinará um acordo de paz com Israel. Quem duvida é só perguntar a Ehud Olmert. Na semana passada o ex-primeiro ministro contou o que aconteceu na sua época. Ele disse que depois de 36 encontros, Abbas havia concordado com tudo. O que estava faltando era a assinatura. Olmert renunciou ao Vale do Jordão, dividiu Jerusalém, deu aos palestinos o controle sobre o Templo, retornou às linhas de 1967, evacuou os blocos de assentamentos de mais de 200 mil familias, aceitou o princípio do direito de retorno, aceitou receber 5 mil refugiados de imediato e convidou Abbas a ir com ele para a ONU para juntos declararem a criação do estado da Palestina. E Abbas recusou.

Nesta altura do campeonato, os céticos já deveriam se dar conta que se Abbas não assinou na época de Olmert, ele não assinará nunca.


Alguém deveria avisar o Kerry…

No comments:

Post a Comment