Sunday, April 16, 2017

A Síria, o Irã e a Coreia do Norte: Velhos Desafios Para a América - 16/04/2017

Um raro encontro aconteceu em Janeiro em Jerusalem. Representantes do Exercito Livre da Síria falaram em uma conferência na Universidade Hebraica de Jerusalem sobre a situação terrível dos sírios e agradecer a ajuda do Estado de Israel, especialmente tratando dos feridos. Como era de esperar, dezenas de manifestantes palestinos tentaram calar os sírios chamando-os de todos os nomes possíveis, inclusive de traidores.

Os sírios, por sua vez, não se deixaram intimidar. Gritaram com os manifestantes dizendo que eles deveriam ter vergonha, pois moravam num paraíso comparado com a Síria. Issam Zeitoun, um destes sírios, prometeu voltar a Israel e pedir mais ajuda para os seus. E isto foi antes do último ataque com gás perpetrado por Assad.  

Na semana passada comentei que a estratégia do uso de armas químicas por Bashar al-Assad tinha como objetivo uma limpeza étnica através da qual os xiitas criariam um cinto de comunidades que se estenderia do Iraque até a costa da Síria, finalmente dando ao Irã acesso ao Mediterrâneo e à fronteira norte de Israel.

Ontem, depois de um suposto acordo entre Assad e rebeldes, as populações sunitas de duas cidades do sul, Madaya e al-Zabadani foram transferidas para a província de Idlib no norte, e as comunidades xiitas de al-Foua e Kefaria do norte foram levadas para o sul. Estas transferências de população forçadas causam uma mudança demográfica deliberada para facilitar o subjugo na maioria sunita da Síria pela minoria xiita. Alguém levou isto para o Conselho de Segurança da ONU?? Não.

Trump por seu lado continuou a mostrar que tem um novo xerife na cidade. Uma semana após lançar 59 mísseis tomahawks na Síria, ele usou a mãe de todas as bombas, a bomba não-nuclear mais poderosa de seu arsenal, para explodir a rede de tuneis fortificados do Estado Islâmico no Afeganistão. Durante anos soldados do ISIS aterrorizaram a população na fronteira do Paquistão, e todas as tentativas de desaloja-los foram infrutíferas. Problema resolvido.

A Coreia do Norte, vendo as ações de Trump no Oriente Médio e as manobras do porta-aviões americano USS Carl Vinson perto a península da Coréia, comemorou os 105 anos do nascimento do fundador Kim Il Sung com uma mostra de poderosos armamentos, inclusive o que pareciam ser mísseis intercontinentais. Ontem, o lunático líder deste país tentou testar um destes mísseis sem sucesso, mas o que preocupa são os próximos testes nucleares que a Coreia do Norte está prestes a conduzir.

Além disso, há inteligênica que a Coreia do Norte está trabalhando dia e noite para conseguir acoplar uma ogiva nuclear em um destes mísseis intercontinentais.

Todos estes focos de tensão de algum modo nos levam ao Irã. É sabido que todos os testes conduzidos pela Coreia do Norte são presenciados por representantes iranianos e há uma cooperação muito estreita entre os dois países nesta área. No momento em que a Coreia do Norte conseguir testar misseis balísticos intercontinentais com sucesso, o Irã terá esta tecnologia pelo preço certo. Um preço que o Irã pode pagar, cortesia dos bilhões liberados por Barack Obama.

Somente ontem, o presidente iraniano Hassan Rouhani declarou que não pedirá a permissão de ninguém para produzir mísseis, apesar de o acordo nuclear assinado com os Estados Unidos e a Europa indiretamente proibir a busca de tal tecnologia.

Está claro que o que estamos vendo com o Irã, é apenas uma repetição do fiasco da política americana com a Coreia do Norte. Em 1994, o então presidente Bill Clinton, com muito orgulho, anunciou um pacote de mais de quatro bilhões de dólares em ajuda para Pyongyang em troca do desmantelamento do seu programa nuclear. Não passou quatro anos e a América descobriu que os coreanos estavam mentindo. Eles estavam produzindo uranio enriquecido à todo vapor. Finalmente em 2002, os coreanos do norte começaram a construir seu primeiro reator nuclear e em Janeiro de 2003, se retiraram do Tratado para a Não-Proliferação Nuclear. Três anos mais tarde a Coreia do Norte torcia seu nariz para o mundo ao testar sua primeira bomba nuclear.

Ao adquirir esta tecnologia, o Irã sabe que calará toda oposição sunita do mundo árabe que o cerca que é apoiado pelos Estados Unidos. No meio tempo, o Irã mente, supostamente cumprindo acordos que pode denunciar a qualquer momento, e usando a Coreia do Norte para fazer seu trabalho sujo.

A estratégia do Irã é clara: o domínio do Oriente Médio, do Afeganistão ao Mediterrâneo; seu posicionamento direto na Síria e através da Hezbollah no Líbano ameaçando tanto Israel, como a Europa e os Estados Unidos.

O que ainda está sem definição é a estratégia americana para confrontar este mundo que a cada dia se torna mais perigoso. O que Trump irá fazer se Assad usar armas químicas novamente? Ou se Kim Jon-Un lançar mísseis na Coreia do Sul? Ou se o Irã redobrar sua presença na fronteira com Israel? Ele irá responder com confrontação ou contenção?

Uma confrontação pode trazer resultados inesperados porque estamos lidando com líderes completamente irracionais. Se for com contenção, Trump terá que negociar com a Rússia, o Irã,  Assad, os rebeldes sunitas, os curdos e os turcos.

Com a Coreia do Norte, Trump ainda pode contar com a China. O governo de Xi Jinping está cada vez mais irritado com Kim Jon Un e só o mantem no poder para evitar uma leva de refugiados astronômica da Coreia do Norte para a China.

Pode parecer implausível, mas a Síria e a Coreia do Norte têm muito em comum. Ambos os líderes herdaram o poder de seus pais. Ambos usam de força desmesurada para esmagar qualquer oposição. Seus governos têm sido amigos por décadas, desde a época em que os dois eram clientes da União Soviética. A Síria continua a depender da Rússia e a Coreia do Norte depende da China. E ambos, apesar de estarem em lados opostos do mundo, estão em confronto com os Estados Unidos.


E o fato dos dois continuarem a desafiar a América apesar dos avisos, é preocupante. Trump não terá outra alternativa a não ser se manter firme e irredutível para impedir o avanço destes déspotas.




No comments:

Post a Comment