Monday, August 30, 2010

Le MST est arrivé à Paris - o MST chegou em Paris

Uma discussão acirrada está se travando no Linkedin na lista dos brasileiros que moram no exterior. Uma das participantes parece ser fã da Dilma e está promovendo a abertura do primeiro comitê da candidata na Europa (na Alemanha)!!!! So much for the burgeoisie. Mas os feitos do PT não páram por aí. O MST está "acampado" em PARIS!!!!

Vejam só o blog que foi publicado no "O Brasil Visto de Fora" em resposta à defensora de Dilma (http://brasilvistodefora.wordpress.com/2009/10/08/le-mst-son-arrive-a-paris-–-o-mst-chega-a-paris/).

Parabéns Fred Junqueira!

Le MST est arrivé à Paris – O MST chega à Paris


Por fredjunqueira

Prezadíssimos leitores, antes de qualquer comentário é preciso concordar: ser “Sem Terra” no pontal do Paranapanema, no interior do Paraná ou no Mato do Grosso do Sul, deve ser muito chato mesmo. Certos estão esses aí que foram ocupar uma praça em Paris, perto do Pompidou, onde podem tomar um vinho nacional, comer uma baguetinha com emmental e, o melhor, tudo pago com o meu e o seu dinheiro. Quer coisa melhor?

Sarcasmo à parte, na mesma semana em que o MST invadiu uma fazenda produtiva da Cutrale no Estado de São Paulo, onde destruíram mais de 7 mil pés de laranja (o vídeo pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=yxe0fopHJa0) um grande amigo meu retornou de Paris onde, saindo de um belo passeio no Pompidou, deu de cara com a seguinte cena:



Foto: Paulo Berardo

Parte do depoimento dele foi: “E o pior de tudo é ter que ouvir, sempre que falava que era do Brasil ou do Rio de Janeiro, a seguinte expressão (e todas as suas variações): “Oh, Brasil (ou Rio)… Presidente Lula…..”

Eu, realmente, não sei o que é pior:

- Os sem terra escaparem pelas brechas jurídicas, simplesmente porque, oficialmente, não existe um MST. Essa figura jurídica não existe, então eles não são processados;

- Os sem terra receberem a quantidade de dinheiro que recebem do governo (160 milhões de reais de 2003 até 2009 segundo alguns Deputados Federais e Senadores, ou 115 milhões nos últimos 5 anos, segundo outros);

- Os sem terra terem tantos cargos no INCRA;

- Os sem terra terem a impunidade para invadir, seqüestrar, destruir e matar (como já aconteceu em diversos casos) sem que muita coisa aconteça;

Ou será que é os Sem Terra terem um “pied-à-terre” em Paris? Bom, ninguém é de ferro, né? E onde iriam montar uma barraca dessas?

- Em Caracas? Não porque lá é muito violento e quem quer ir morar na Venezuela?

- Na Bolívia? Se ninguém quer ir protestar em Caracas, imagina na Bolívia.

- Por que não em Honduras, para defender o movimento contra-revolucionário? Hein? Onde???

- Que tal em Havana, já que Cuba é o paraíso, não é?

Não, aparentemente o espírito revolucionário aponta para Paris. Boa escolha, sem dúvida! Agora há um movimento no congresso para a realização de uma CPI do MST e, como todos sabemos, as CPI são um modelo de efetividade e resolução dos problemas nacionais, não é mesmo?

Aliás, sugiro a leitura das páginas amarelas da Veja dessa semana. Para quem não leu, a entrevistada é a blogueira mais famosa de Cuba no momento, Yoani Sánchez. Ela diz algumas verdades que muita gente (grande parte da classe artística do Brasil e política também) prefere fingir que não existe. A íntegra está aqui: http://editoracontexto.com.br/decubacomcarinho/?p=147

Abre o olho Brasil… Olha a brincadeira na Colômbia e no Peru onde foi parar…

1 comment:

  1. Me causa arrepios em ver uma brasilera, ser tão subserveniente aos estdounidenses, uma pessoa com um bom padrão cultural,rotular como América só os Estados Unidos também é ignorância, onde fica à sinagóga mais antiga das Américas? O pessoal da Nova Amesterdã saiu de onde? Te garanto que muita terra prometida se sustenta com riquesas e conhecimento saidos deste bem engendrado Brasil desorganisado. Sérgio...Alves,Gonçalves,Monteiro,Oliveira,Oliveira, ao que tudo indica Sefaradita, Cripto Judeu.

    ReplyDelete